Expectativa de sucesso


23Não é difícil escrever sobre sucesso, mas é muito subjetivo mensurar. Podemos até afirmar que temos sucesso, todavia quando dizemos que o outro é bem sucedido estamos analisando a situação estritamente a partir da nossa percepção. Desta forma pode acontecer uma situação interessante: passamos a buscar nosso sucesso a partir do entendimento do triunfo das outras pessoas. Deixamos de ser parâmetros para nós mesmos e tomamos como referência a vida de um amigo, familiar ou mesmo daqueles que tem suas imagens exploradas pela mídia.

Outra situação que podemos comentar sobre o assunto é quanto aos critérios de mensuração. O indivíduo pode ter sucesso em algumas áreas e outras não, ou seja, no trabalho, família, afetivamente, financeiramente, etc. Então, percebemos que dificilmente teremos uma vida de pleno sucesso, normalmente haverá níveis diferentes e oscilações para cada uma desses aspectos.

Uma vez, uma amiga afirmou, ao mesmo tempo que tentou me induzir a confirmar, que todos nós conhecemos pelo menos um amigo fracassado. Fui pego de surpresa e rapidamente tentei lembrar de alguém que considero fracassado. Não encontrei ninguém. Quando achava que era fracassado em um aspecto, logo lembrava que tinha sucesso em outro. Também refleti que seria inapropriado julgar alguém dessa forma, não tenho parâmetros para isso, pois é uma condição muito pessoal.

Agora falando sobre mim, estou muito satisfeito com meu nível de sucesso. Como diz minha amiga Hortênsia meu nível de exigência é elevado e por isso acabo me cobrando muito. Mas contrário ao que ela pensa, afirmo que tenho sucesso em minha vida. Nesse momento, chego a conclusão que a nossa percepção a respeito desse assunto é proporcional as expectativas que criamos diante das situações vivenciadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s