Blá Blá Blá


7O assunto proposto esta semana para escrevermos foi sobre a nossa necessidade de expressão. Acredito que esta seja uma vontade inata, que se manifesta de uma forma ou de outra, através dos mais diversos instrumentos.

Nos últimos anos, de forma geral, as pessoas estão tendo fácil acesso a diversos canais onde podem se manifestar, principalmente nas conhecidas redes sociais. Através desse recente canal os usuários querem apresentar suas opiniões sobre os mais diversificados assuntos, mesmo que tenham apenas o mínimo de conhecimento sobre o conteúdo abordado e, como consequência, observamos muitas afirmações esdrúxulas. Entendo que essa peculiaridade somente reforça a nossa necessidade de expressão, de tentar transmitir crenças, influenciar pessoas e porque não marcar posição individual.

Quanto a minha experiência sobre o tema abordado, posso dizer que essa necessidade está fortemente presente na minha história. Uma prova disso é a própria existência desse espaço, onde compartilhamos vivências. Todavia, eu já utilizei e utilizo outros veículos para interagir com o mundo. Comecei copiando os desenhos das revistas em quadrinhos, utilizando papel, lápis e borracha, nessa fase minha “rede social” se restringia apenas familiares e amigos mais próximos. Em seguida evolui para as caricaturas. Em outra fase, juntamente com um grupo de amigos, criei um jornal. Foi uma experiência gratificante, pois participava de todo processo: escrevia, datilografava, desenhava, coletava matérias, organizava e distribuía. Após essas práticas, utilizei diversos instrumentos para atender essa necessidade de expressão – alguns até havia esquecido e estou lembrando ao escrever esse texto.

Por fim, creio que na maioria das vezes não tenhamos a clara percepção dessa vontade de interagir com o mundo e fazemos de maneira automática, algumas pessoas com maior intensidade que outras. Mas, no final, essa necessidade seja motivada por sentimentos mais primitivos, como a desejo de reconhecimento, valorização e aceitação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s