Possibilidades


6Realmente eu não sei se algo acontece por acaso. Sempre ouvi que não, mas nunca aceitei bem essa ideia. O conceito de determinismo incomoda e o de livre-arbítrio reforça minha incerteza. Enquanto o primeiro podemos associar ao destino (não devendo nos importar muito com o que acontecerá em nossas vida, porque tudo já esta determinado) o segundo tem como principal argumento a possibilidade das escolhas.

No momento, prefiro esquecer essa história de destino e focar no livre-arbítrio e, consequentemente, nas escolhas. Sim, tenho a faculdade de fazer escolhas e essa opção só diz respeito a mim. São minhas decisões e elas não são influenciadas por ninguém ou mesmo por nenhum outro aspecto extrínseco. Ledo engano, Tsun! Tudo que fazemos tem uma causa, questões genéticas, sociais e psicológicas determinam a nossa essência. E essa “conteúdo” nem sempre temos a possibilidade de entender ou controlar.

Também, ocorrem fatos alheios a nossa vontade e controle (um acidente automobilístico ocasionado por  de falta de freio no veículo ou um ataque cardíaco) ocasionados em consequências de fenômenos aleatórios que convergem para um determinado acontecimento.

Então não temos como fugir do incomodo determinismo. Mas ainda há uma luz no fim do túnel… são as benditas variáveis, que por serem tão diversas, possibilitam uma infinidade de caminhos misteriosos. Se não conseguimos fugir do determinismo tendo em vista que ele é estabelecido através de uma sequência de acontecimentos, ao menos as variáveis minimizam ou quase aproximam sua influência a zero. Esclarecendo que em uma cadeia de acontecimentos simples pode ser definido um começo, meio e fim, mas diante da complexidade das relações humana as probabilidades tendem ao infinito.

Acredito que a mistura dessas variáveis proporciona o sentido da nossa existência e extingue de vez por todas a chatice de parecer que já nascemos com um script.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s