2018, não precisa ter pressa…


5Falar sobre expectativas para um ano novo que inicia é um desafio para mim. Há nisso dois componentes: o final de um ano e o início de outro. Para ter expectativas para um ano novo, preciso reconhecer que há uma transição de um ano para outro e é aí que nasce o problema…

Tenho uma enorme dificuldade com finais de ano. Aliás, tenho dificuldades com finais… Finais de novela (perco o último capítulo); de livros (leio o fim e depois volto para o começo); de relacionamentos… O fim do ano, como qualquer outro final, não faz o menor sentido. Não quero que ele acabe. Sinto medo que as coisas mudem, que pessoas importantes desapareçam da minha vida. Que momentos importantes sejam esquecidos por aquelos a quem quero muito bem.

Inícios também são muito complicados… Novamente, inícios me remetem a novelas das quais não gosto de assistir os primeiros capítulos, textos que ansiosamente devoro e a relacionamentos. Tenho muita dificuldades com esses últimos.

Meu sincericídio já detonou algumas situações que poderiam ter sido vividas com mais calma. Minha ansiedade e medo do abandono já me fizeram dizer o que não deveria ser dito e calar o que deveria dizer.

Expectativas para 2018 me remetem a essas situações que são muito angustiantes. Não quero ter expectativas. Quero viver. Quero sentir as emoções do caminho do meio. Não quero me angustiar com o que não fiz no ano que está terminando e nem sonhar com o que farei no ano que está nascendo.

Quero estar, não no recuo das águas do tsunami, nem tampouco na quebrada destruidora das ondas. Quero permanecer naquele momento em que o mar está calmo e sereno e a marola nos embala. Quero permanecer na transição.

Quero florescer. Não quero ser a flor a se despetalar com o fim da florada no ano velho nem quero ser o botão ainda por se abrir no ano novo. Quero estar florida, feliz, plena, em 2017, 2018, 2019 e quantos anos puder viver… E se me for permitido, dormirei enquanto todos comemoram, ligando o ontem e o amanhã com um lindo sonho, sem pressa para acordar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s