“Feliz Natal”


4Mais um natal. Tenho sensações bem diferentes nessa data.

É um momento que sempre associo a família, lembro da minha infância e adolescência, quando acreditava que o natal era a festa mais importante que existia, esperava o ano todo por esse dia. Não vou negar, as lembranças boas que tenho são de momentos que envolvem somente aspectos materiais: meu pai pintando toda a casa, minha mãe montando a árvore, as roupas novas que usávamos no grande dia e a ceia, em que sempre havia comidas deliciosas, algumas vistas somente no natal.

Hoje tenho uma percepção diferente. A magia se foi e já não dou a importância ao natal como a maioria das pessoas. Para mim é só mais uma data que se convencionou para diversos fins. Já não celebro mais essa festa, não sinto necessidade de dar ou receber presentes, de desejar feliz natal ou postar felicidade em redes sociais.

Imagino que poderia haver questionamento a respeito da religiosidade e do simbolismo da data, pois em momento nenhum fiz alusão a esse aspecto. Sobre a questão, teria que escrever um texto específico, somente para expor o que penso desse ponto.

Por fim, acredito que não precisa estabelecer somente um momento para ser assim, o ideal era que buscássemos manter o “espírito natalino” durante todo ano, porque somente reagir a um tendência, socialmente imposta, sem haver reflexão dos atos praticados… para mim não vale a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s